CURSO EAD – EM ORTODONTIA
TEMA: ORTODONTIA EM 12 AULAS: UM ENSINO CONTINUADO.
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INTRODUÇÃO
“Por muito tempo sempre incentivei os colegas a se dedicarem à ortodontia. Quando lecionei na graduação, procurei passar para os alunos dessa disciplina os conhecimentos básicos para aquele momento acadêmico, sempre orientando que eles não teriam nunca limites de aprendizado na especialidade. A dinâmica que ela impõe aos que nela se iniciam, leva sempre a evolução contínua. Então, o aprendizado é uma curva sempre ascendente e contínua, por toda sua vida profissional. E assim, até hoje, depois de meus 40 anos desde quando iniciei minha trajetória como professor de graduação, venho acumulando conhecimentos e tentando, da melhor forma possível, repassar esses conhecimentos aos colegas e todos que me procuram. O método de ensino hoje evoluiu, em especial com o ensino à distância (EAD). Resolvemos, eu e minha equipe, desenvolver um projeto que tivesse alcance e abrangesse um número maior de profissionais que necessite dessas informações. Desta forma, estaremos transmitindo, repassando e compartilhando nossa visão da especialidade a todos que participarem desse curso EAD”.
Dr. Cleves Medeiros de Freitas
OBJETIVO
Esse curso objetiva acrescentar conhecimentos aos profissionais especialistas em ortodontia, utilizando-se de uma forma menos complicada de comunicação, de maneira mais eficiente e atualizada. Para os iniciantes preparamos uma sequência didática para que possam “nivelar-se por cima” tudo que for discutido aqui. Serão apresentados vários casos clínicos de baixa, média e alta complexidade, de caráter compensatório e casos para cirurgia ortognática.
CONTÉUDO PROGRAMÁTICO
AULA 01 – COLETA DE DADOS
RESUMO:
Nesta aula serão discutidos alguns pontos relevantes que influenciarão o caso clinico em formatação: Exame clinico; Documentação ortodôntica composta por fotografias extra-orais e intra-orais em nº de 8 unidades; Radiografia panorâmica; Análise cefalométrica Padrão USP, McNamara e Jarabak; Telerradiografia frontal com Análise de Ricketts, nos casos de assimetria da face e/ou atresia bilateral ou unilateral.
AULA 02 – DIAGNÓSTICO
RESUMO:
De posse dos dados dos exames clínico, fotográfico e dos resultados dos exames Cefalométricos, demonstrar-se-á de forma sucinta diagnóstico convencional e terapêutico onde, o profissional irá escolher o que for melhor para a sua aplicação na clínica ortodôntica.
AULA 03 – ESCOLHA DO APARELHO
RESUMO:
Os tipos de aparelhos dependem, muitas vezes, da faixa etária do paciente e com esse pensamento. Será demonstrada uma série de dispositivos daqueles mais usados. Na Dentição decídua tem-se: aparelhos expansores, pistas planas e sistema Trainer Infatil; Na Dentição mista tem-se: aparelhos mistos 4×2 e alinhadores, disjuntores, Progenis, bionator e Myobrace. Na Dentição permanente tem-se: aparelhos fixos nos sistemas Roth (contínuo e segmentado) e o sistema Autoligado, com e sem extração dentária. Serão abordados também Propulsores mandibulares, distalizadores e Myobrace.
AULA 04 – SISTEMA DE COLAGEM DOS APARELHOS FIXOS
RESUMO:
Os sistemas de colagem de aparelhos fixo tipo braquetes são de duas formas: colagem direta, mais usado e, colagem indireta, menos usada. Alguns detalhes serão discutidos e fornecidas algumas dicas clínicas para que ocorram os efeitos necessários ao tratamento e minimizados os efeitos colaterais, quase sempre indesejáveis como o efeito Gable, a sobremordida não corrigida e a permanência da Curva de Spee, principalmente nos preparos para Cirurgia Ortognática.
AULA 05 – A DIFÍCIL ESCOLHA DA ANCORAGEM
RESUMO:
Nessa aula serão abordados os principais tipos de ancoragem ortodôntica: MÚTUA, método pelo qual são criados pontos de apoio entre um grupo de dentes para deslocar um dente ou segmento de dentes. EXTRA-BUCAL, que é um método onde são geradas forças fora da cavidade bucal nas regiões cervical, occipital e parietal, que são aplicadas para estabilizar, movimentar elementos dentários ou direcionar o crescimento dos ossos do complexo dentomaxilofacial. ESQUELÉTICA, também chamada de ancoragem absoluta que tem seu uso em diversas situações durante mecânica ortodôntica, sendo Intra radicular (método pelo qual usamos mini-implantes de vários tipos e tamanhos de acordo com algumas necessidades exigidas pela mecânica e sua aplicação na região entre as raízes dos dentes) ou Extra radicular (tipo IZC que tem sua aplicação na região infrazigomática ou Bucal shelf que se aplica na mandíbula entre os 1ºmolares e os 2º molares inferiores).
AULA 06 – SEQUÊNCIA DE FIOS NO TRATAMENTO ORTODÔNTICO
RESUMO:
A variação de fios ortodônticos existentes e sua evolução, fazem com que sejam geradas algumas dúvidas entre os profissionais da ortodontia quanto ao seu uso e aplicação, por isto, nessa aula abordar-se-á como identificá-los nas mais diversas fases de um tratamento. Preconiza-se que ao iniciarmos a fase de nivelamento, devemos usar fios de pouco calibre e muita flexibilidade, no meio do tratamento devemos usá-los com pouca flexibilidade e no final do tratamento com maior rigidez. Serão abordadas as indicações e contraindicações do uso de fios de aço e dos fios de última geração, tipo Termo Ativado Níquel Titânio associados a Cobre (Cu). Por fim, será discutida a necessidade de diagramação dos fios de aço para uma boa coordenação entre os arcos dentários superior e inferior.
AULA 07 – MÉTODOS DE RETRAÇÃO EM ORTODONTIA
RESUMO:
Com o auxílio da ancoragem esquelética, os métodos tradicionais foram sendo substituídos por métodos com menos dificuldade de aplicação. A utilização de ganchos de diversas formas tem minimizado o uso de alças de retração, antes bastante usadas. No entanto, serão apresentadas diversas formas de retração, quer individual ou em bloco.
AULA 08 – USO DE ELÁSTICO DE CLASSE I; CLASSE II E CLASSE III; INTERCUSPIDAÇÃO E OUTROS AFINS.
RESUMO:
Os elásticos são bastante usados há muitos anos e ainda tem sido uma forma de auxiliar na mecânica realizada por diversos profissionais. A indicação do tamanho de cada elástico, sua aplicabilidade importante, a discussão e ensino terão especial abordagem neste módulo. Muitas vezes, indicamos um elástico e este não responde a contento, o que nos leva à indagação sobre o motivo da não eficácia naquele caso específico. Ter conhecimento de como se deve aplica-los será bastante esclarecedor.
AULA 09 – FINALIZAÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO
RESUMO:
A finalização de um tratamento inicia no momento em que constatamos que as raízes dos dentes estão bem posicionadas e que as coroas correspondem igualmente bem posicionadas. Da mesma forma, quando fazemos as guias de oclusão e estas não se encontram com interferências indesejadas. Nesta aula serão discutidos detalhes clínicos adquiridos com o tempo e experiência tratando maloclusões, evidenciando as inúmeras formas de finalizar os casos.
AULA 10 – CONTENÇÃO ORTODÔNTICA
RESUMO:
As contenções ortodônticas existem desde quando foram criados os métodos de tratamento ortodôntico. A evolução da especialidade fez com que evoluíssemos até as contenções atuais. As placas de acetato na arcada superior seria a mais indicada e na arcada inferior as contenções fixas de canino a canino, quando o caso for sem extração. Quando houver extração será interessante ir até o 2ºpré molar. Detalhes assim e outros serão discutidos nesse módulo.
AULA 11 – RETRATAMENTO DOS CASOS DE RECIDIVAS
RESUMO:
Um percentual grande de tratamentos ortodônticos concluídos depara-se com recidivas nos primeiros 6 meses. Nesta aula serão discutidos os tipos de recidivas e métodos de retratamento. Principalmente, será discutido o tempo aproximado desde que ocorreu a recidiva. Para casos recentes teremos um tempo menor de retratamento e correção. Para casos mais antigos, precisaremos de mais tempo para o retratamento. Será discutido também a necessidade de um maior tempo de proservação dos nossos casos tratados.
AULA 12 – RELATOS DE CASOS CLÍNICOS
RESUMO:
Estabelecer métodos de planejamento ortodôntico eficazes e não complexos em sua execução, ainda é um grande desafio para os profissionais. Isto porque a variação de maloclusões de Classe I, Classe II e Classe III existentes é grande. Elas vão de simples giroversões até os casos de atresia entre os maxilares e a base óssea. Nesta aula serão apresentados o planejamento e a sequência de tratamento para casos de Classe I com extração (supervisionadas) e sem extração; Classe II preventivo, interceptador sem extração, com extração assimétrica e preparo pré-cirúrgico; Classe III preventivo, interceptador, compensatório e preparo pré-cirurgia ortognática.
PARABÉNS! ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA GOSTADO DO NOSSO MÉTODO DE APRENDIZADO CONTÍNUO DO SISTEMA EAD – EM ORTODONTIA DO (IEMF) INSTITUTO DE ENSINO MEDEIROS DE FREITAS. SE GOSTOU, INDIQUE UM COLEGA PARA TAMBÉM TER ACESSO AO CURSO.