ENSINO A DISTÂNCIA EM ORTODONTIA (EAD-IEMF)(em BREVE)

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ENSINO A DISTÂNCIA EM ORTODONTIA (EAD-IEMF)(em BREVE)

Investimento

De acordo com o lote ESCOLHIDO receberá um Link.

Data do curso:

Em formação nova turma

Periodicidade: Sistema 4 aulas por mês.

Vagas: 50 ALUNOS SIMULTÂNEO

Horário de inicio e término:

ACESSO LIVRE E LIBERADO SEMANALMENTE 1 AULA

Duração: 4 meses e permanece com acesso por mais 4 meses.

OBJETIVOS

CURSO EAD – EM ORTODONTIA
TEMA: ORTODONTIA EM 12 AULAS: UM ENSINO CONTINUADO.

VÍDEO – Clique aqui

INTRODUÇÃO

“Por muito tempo sempre incentivei os colegas a se dedicarem à ortodontia. Quando lecionei na graduação, procurei passar para os alunos dessa disciplina os conhecimentos básicos para aquele momento acadêmico, sempre orientando que eles não teriam nunca limites de aprendizado na especialidade.  A dinâmica que ela impõe aos que nela se iniciam, leva sempre a evolução contínua. Então, o aprendizado é uma curva sempre ascendente e contínua, por toda sua vida profissional. E assim, até hoje, depois de meus 40 anos desde quando iniciei minha trajetória como professor de graduação, venho acumulando conhecimentos e tentando, da melhor forma possível, repassar esses conhecimentos aos colegas e todos que me procuram. O método de ensino hoje evoluiu, em especial com o ensino à distância (EAD). Resolvemos, eu e minha equipe, desenvolver um projeto que tivesse alcance e abrangesse um número maior de profissionais que necessite dessas informações. Desta forma, estaremos transmitindo, repassando e compartilhando nossa visão da especialidade a todos que participarem desse curso EAD”.

Dr. Cleves Medeiros de Freitas

OBJETIVO

Esse curso objetiva acrescentar conhecimentos aos profissionais especialistas em ortodontia, utilizando-se de uma forma menos complicada de comunicação, de maneira mais eficiente e atualizada. Para os iniciantes preparamos uma sequência didática para que possam “nivelar-se por cima” tudo que for discutido aqui. Serão apresentados vários casos clínicos de baixa, média e alta complexidade, de caráter compensatório e casos para cirurgia ortognática.

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

AULA 01 – COLETA DE DADOS

RESUMO:

Nesta aula serão discutidos alguns pontos relevantes que influenciarão o caso clinico em formatação: Exame clinico; Documentação ortodôntica composta por fotografias extra-orais e intra-orais em nº de 8 unidades; Radiografia panorâmica; Análise cefalométrica Padrão USP, McNamara e Jarabak; Telerradiografia frontal com Análise de Ricketts, nos casos de assimetria da face e/ou atresia bilateral ou unilateral.

AULA 02 – DIAGNÓSTICO

RESUMO:

De posse dos dados dos exames clínico, fotográfico e dos resultados dos exames Cefalométricos, demonstrar-se-á de forma sucinta diagnóstico convencional e terapêutico onde, o profissional irá escolher o que for melhor para a sua aplicação na clínica ortodôntica.

AULA 03 – ESCOLHA DO APARELHO

RESUMO:

Os tipos de aparelhos dependem, muitas vezes, da faixa etária do paciente e com esse pensamento. Será demonstrada uma série de dispositivos daqueles mais usados. Na Dentição decídua tem-se: aparelhos expansores, pistas planas e sistema Trainer Infatil; Na Dentição mista tem-se: aparelhos mistos 4×2 e alinhadores, disjuntores, Progenis, bionator e Myobrace. Na Dentição permanente tem-se: aparelhos fixos nos sistemas Roth (contínuo e segmentado) e o sistema Autoligado, com e sem extração dentária. Serão abordados também Propulsores mandibulares, distalizadores e Myobrace.

AULA 04 – SISTEMA DE COLAGEM DOS APARELHOS FIXOS

RESUMO:

Os sistemas de colagem de aparelhos fixo tipo braquetes são de duas formas: colagem direta, mais usado e, colagem indireta, menos usada. Alguns detalhes serão discutidos e fornecidas algumas dicas clínicas para que ocorram os efeitos necessários ao tratamento e minimizados os efeitos colaterais, quase sempre indesejáveis como o efeito Gable, a sobremordida não corrigida e a permanência da Curva de Spee, principalmente nos preparos para Cirurgia Ortognática.

AULA 05 – A DIFÍCIL ESCOLHA DA ANCORAGEM

RESUMO:

Nessa aula serão abordados os principais tipos de ancoragem ortodôntica:  MÚTUA, método pelo qual são criados pontos de apoio entre um grupo de dentes para deslocar um dente ou segmento de dentes. EXTRA-BUCAL, que é um método onde são geradas forças fora da cavidade bucal nas regiões cervical, occipital e parietal, que são aplicadas para estabilizar, movimentar elementos dentários ou direcionar o crescimento dos ossos do complexo dentomaxilofacial. ESQUELÉTICA, também chamada de ancoragem absoluta que tem seu uso em diversas situações durante mecânica ortodôntica, sendo Intra radicular (método pelo qual usamos mini-implantes de vários tipos e tamanhos de acordo com algumas necessidades exigidas pela mecânica e sua aplicação na região entre as raízes dos dentes) ou Extra radicular (tipo IZC que tem sua aplicação na região infrazigomática ou Bucal shelf que se aplica na mandíbula entre os 1ºmolares e os 2º molares inferiores).

AULA 06 – SEQUÊNCIA DE FIOS NO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

RESUMO:

A variação de fios ortodônticos existentes e sua evolução, fazem com que sejam geradas algumas dúvidas entre os profissionais da ortodontia quanto ao seu uso e aplicação, por isto, nessa aula   abordar-se-á como identificá-los nas mais diversas fases de um tratamento. Preconiza-se que ao iniciarmos a fase de nivelamento, devemos usar fios de pouco calibre e muita flexibilidade, no meio do tratamento devemos usá-los com pouca flexibilidade e no final do tratamento com maior rigidez. Serão abordadas as indicações e contraindicações do uso de fios de aço e dos fios de última geração, tipo Termo Ativado Níquel Titânio associados a Cobre (Cu). Por fim, será discutida a necessidade de diagramação dos fios de aço para uma boa coordenação entre os arcos dentários superior e inferior.

AULA 07 – MÉTODOS DE RETRAÇÃO EM ORTODONTIA

RESUMO:

Com o auxílio da ancoragem esquelética, os métodos tradicionais foram sendo substituídos por métodos com menos dificuldade de aplicação. A utilização de ganchos de diversas formas tem minimizado o uso de alças de retração, antes bastante usadas. No entanto, serão apresentadas diversas formas de retração, quer individual ou em bloco.

AULA 08 – USO DE ELÁSTICO DE CLASSE I; CLASSE II E CLASSE III; INTERCUSPIDAÇÃO E OUTROS AFINS.

RESUMO:

Os elásticos são bastante usados há muitos anos e ainda tem sido uma forma de auxiliar na mecânica realizada por diversos profissionais. A indicação do tamanho de cada elástico, sua aplicabilidade importante, a discussão e ensino terão especial abordagem neste módulo. Muitas vezes, indicamos um elástico e este não responde a contento, o que nos leva à indagação sobre o motivo da não eficácia naquele caso específico.  Ter conhecimento de como se deve aplica-los será bastante esclarecedor.

AULA 09 – FINALIZAÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

RESUMO:

A finalização de um tratamento inicia no momento em que constatamos que as raízes dos dentes estão bem posicionadas e que as coroas correspondem igualmente bem posicionadas. Da mesma forma, quando fazemos as guias de oclusão e estas não se encontram com interferências indesejadas. Nesta aula serão discutidos detalhes clínicos adquiridos com o tempo e experiência tratando maloclusões, evidenciando as inúmeras formas de finalizar os casos.

AULA 10 – CONTENÇÃO ORTODÔNTICA

RESUMO:

As contenções ortodônticas existem desde quando foram criados os métodos de tratamento ortodôntico. A evolução da especialidade fez com que evoluíssemos até as contenções atuais. As placas de acetato na arcada superior seria a mais indicada e na arcada inferior as contenções fixas de canino a canino, quando o caso for sem extração. Quando houver extração será interessante ir até o 2ºpré molar. Detalhes assim e outros serão discutidos nesse módulo.

AULA 11 – RETRATAMENTO DOS CASOS DE RECIDIVAS

RESUMO:

Um percentual grande de tratamentos ortodônticos concluídos depara-se com recidivas nos primeiros 6 meses. Nesta aula serão discutidos os tipos de recidivas e métodos de retratamento. Principalmente, será discutido o tempo aproximado desde que ocorreu a recidiva. Para casos recentes teremos um tempo menor de retratamento e correção. Para casos mais antigos, precisaremos de mais tempo para o retratamento.  Será discutido também a necessidade de um maior tempo de proservação dos nossos casos tratados.

AULA 12 – RELATOS DE CASOS CLÍNICOS

RESUMO:

Estabelecer métodos de planejamento ortodôntico eficazes e não complexos em sua execução, ainda é um grande desafio para os profissionais. Isto porque a variação de maloclusões de Classe I, Classe II e Classe III existentes é grande. Elas vão de simples giroversões até os casos de atresia entre os maxilares e a base óssea. Nesta aula serão apresentados o planejamento e a sequência de tratamento para casos de Classe I com extração (supervisionadas) e sem extração; Classe II preventivo, interceptador sem extração, com extração assimétrica e preparo pré-cirúrgico; Classe III preventivo, interceptador, compensatório e preparo pré-cirurgia ortognática.

PARABÉNS! ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA GOSTADO DO NOSSO MÉTODO DE APRENDIZADO CONTÍNUO DO SISTEMA EAD – EM ORTODONTIA DO (IEMF) INSTITUTO DE ENSINO MEDEIROS DE FREITAS.  SE GOSTOU, INDIQUE UM COLEGA PARA TAMBÉM TER ACESSO AO CURSO.

Pré-requisitos

Cirrurgião-Dentista

Conteúdo do curso:

SISTEMA EM 12 AULAS
AULAS-01 E 02-COLETA DE DADOS E DIAGNÓSTICO

RESUMO: NESSA AULA SERÃO DISCUTIDOS ALGUNS PONTOS RELEVANTES QUE INFLUENCIARÃO O CASO CLINICO EM FORMATAÇÃO.

-Exame clinico
– Documentação ortodôntica COMPOSTA POR;
– POR FOTOGRAFIAS EXTRA-ORAL E INTRA-ORAL EM Nº DE 8 UNIDADES
– RADIOGRAFIA PANORÂMICA
– ANÁLISE CEFALOMÉTRICA PADRÃO USP;McNAMARA E JARABAK

E TELERRADIOGRAFIA FRONTAL COM ANALISE DE RICKETTS, NOS CASOS DE ASSIMETRIA DA FACE
E/OU ATRESIA BILATERAL OU UNILATERAL.

DIAGNÓSTICO

RESUMO: De posse dos dados dos exames clinico, fotográficos e dos resultados dos exames Cefalométricos, demonstraremos de forma sucinta, um diagnóstico convencional e um diagnóstico terapêutico onde, o Profissional irá escolher o que for melhor para a sua aplicação clínica ortodôntica.

AULA-03- ESCOLHA DO APARELHO

RESUMO: Os tipos de aparelhos dependem, da faixa etária do paciente, com esse pensamento, reservamos uma série de dispositivos dos Tipos mais usados

Dentição decídua: aparelhos expansores, pistas planas e sistema Trainer Infatil;
Dentição mista : aparelhos mistos 4×2 e alinhadores; disjuntores, Progenis ,bionator. e Myobrace.
Dentição permanente: aparelhos fixos nos sistemas Roth (contínuo e segmentado) e o sistema Autoligado com extração e sem extração. Abordaremos também sobre Propulsores mandibulares, distalizadores e Myobrace.

AULA-04- SISTEMA DE COLAGEM DOS APARELHOS FIXOS

RESUMO: Os sistemas de colagem de aparelhos fixo tipo Braquetes. São de duas formas, colagem direta, mais usados e, colagem indireta, menos usadas. Alguns detalhes serão discutidos e forneceremos algumas dicas para que ocorram efeitos necessários ao tratamento e minimize os efeitos colaterais tipo efeito Gable, sobremordida não corrigida e permanência da Curva de Spee, principalmente nos preparos para Cirurgia Ortognática.

AULA-05- A DIFÍCIL ESCOLHA DA ANCORAGEM

RESUMO: nessa aula iremos abordar os principais TIPOS DE ANCORAGEM.

– MÚTUA – Método pelo qual são criados pontos de apoio entre um grupo de dentes para deslocar um dente ou segmento de dentes.
– EXTRA-BUCAL- É um método pelo quais são geradas forças fora da cavidade bucal, nas regiões cervical, occipital  e  parietal,  e que são aplicadas para estabilizar,  movimentar elementos dentários ou direcionar o crescimento dos ossos do complexo dentomaxilofacial.
– ESQUELITICA- também chamada de ancoragem absoluta tem seu uso em diversas situações durante mecânica ortodôntica. Tem sua divisão nessa aula como:

Intra radicular-método pelo qual usamos min-implante de vários tipos e tamanhos de acordo com algumas necessidades exigidas pela mecânica e sua aplicação, é na região entre as raízes dos dentes.

Extra radicular – tipo IZC tem sua aplicação na região infrazigomática. Enquanto Bucal shelf se aplica na mandíbula entre os 1ºmolares e os 2º molares inferiores.

AULA-06- SEQUÊNCIA DE FIOS NO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

RESUMO: A variação de fios ortodônticos existentes e sua evolução, fazem com que gerem algumas dúvidas entre os profissionais da ortodontia e por isso nessa aula, abordaremos como identificá-los nas mais diversas fases de um tratamento. Adiantamos desde já que, ao iniciarmos a fase de nivelamento, devemos usar fios de pouco calibre e muita flexibilidade, no meio do tratamento devemos usá-los com pouca flexibilidade e no final do tratamento com maior rigidez. Dito isso abordaremos as indicações e contra-indicações do uso de fios de aço e dos fios de última geração tipo Termo Ativado Níquel Titânio associados a Cobre (Cu). e por fim, discutiremos a necessidade de diagramação dos fios de aço para uma boa coordenação entre os arcos dentários superior e inferior.

AULA-07-MÉTODOS DE RETRAÇÃO EM ORTODONTIA

RESUMO: Com o auxílio da ancoragem esquelética, os métodos tradicionais foram sendo substituídos por métodos com menos dificuldade de aplicação. a utilização de ganchos de diversas formas tem minimizado o uso de alças de retração, antes bastante usadas. No entanto apresentaremos diversas formas de retração, quer individual ou em bloco.

AULA-08- USO DE ELÁSTICO DE CLASSE I; CLASSE II E CLASSE III. INTERCUSPIDAÇÃO E OUTROS AFINS.

RESUMO: O uso de elástico bastante usados por muitos anos, ainda tem sido uma forma de auxiliar na mecânica por diversos profissionais. a indicação do tamanho de cada elástico e sua aplicabilidade é muito importante sua discussão e ensino, nesse módulo. muitas vezes indicamos um elástico e esse não responde a contento e, ficamos indagando o motivo da não eficácia naquele caso. por isso termos conhecimento em quais e em que fase devemos aplicá-los será uma aula bastante esclarecedora.

AULA-09- FINALIZAÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

RESUMO: A finalização de um tratamento inicia no momento em que constatamos que as raízes dos dentes estão bem posicionadas e que as coroas estão correspondendo igualmente. da mesma forma quando fazemos as guias de oclusão e estas não se encontram com interferências indesejadas. nessa aula estaremos discutindo detalhes clínicos em que só o tempo tratando maloclusões é que se pode explicar as inúmeras formas de finalizar os casos.

AULA-10 – CONTENÇÃO ORTODÔNTICA

RESUMO: as contenções ortodônticas existem desde quando foi criado métodos de tratamento ortodôntico. a evolução da especialidade fez com que evoluíssemos até as contenções atuais. sendo que as placas de acetato na superior seria a mais indicada e na inferior contenções fixas de canino a canino quando o caso for sem extração e quando houver extração será interessante ir até o 2ºpré-molar. esses detalhes e outros serão discutidos nesse módulo.

AULA-11-RETRATAMENTO DOS CASOS COM RECIDIVA

RESUMO: Um percentual grande de tratamento ortodôntico concluídos deparam-se com recidivas nos primeiros 6 meses. Nessa aula, serão discutidos os tipos de recidivas e métodos de retratamento. Principalmente se temos o tempo aproximado que ocorreu recidiva. para casos recentes teremos um tempo menor e, para casos mais antigos, precisaremos de mais tempo para retratamento. Serão discutidos também a necessidade de um maior tempo de proservação dos nossos casos tratados.

AULA-11-RELATOS DE CASOS CLÍNICOS 

RESUMO: estabelecer métodos de planejamento ortodôntico eficazes e não complexo em sua execução, ainda é um grande desafios para os profissionais. isto porque as variações de maloclusões de classe i, classe ii e classe iii existes é grande. elas são de simples giroversões até os casos de atresia entre os maxilarese e a base óssea. Então nessa aula serão apresentados os planejamento e sequência de tratamento para casos de  

– classe I; com extração (supervisionadas) e sem extração;
– Classe II; preventivo; interceptador sem extração; com extração assimétrica e preparo pré cirúrgico;
– classe III; preventivo; interceptador; compensatório e preparo pré cirurgia ortognática e pós cirúrgico;

Certificado:

Certificado emitido pela Facop, instituição reconhecida pelo MEC e CFO.

Professor responsável:

CLEVES MEDEIROS DE FREITAS

Possui graduação em Odontologia pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior (1980), Especialização e mestrado em Ortodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2002) e doutorado em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Exerceu 35 anos como Professor de ortodontia e outras disciplinas na Faculdade ASCES,Coordenação de Cursos de Pós-graduação em Ortodontia na Faculdade ASCES(Caruaru-PE),CECAP-Juazeiro do Norte_CE e atualmente na FACOP-UNIDADE CARUARU. Publicação de vários artigos relacionado a ortodontia.Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: ortodontia, prevenção, ancoragem, sistema trainer e PREPARO ORTODÔNTICO PARA CIRURGIA ORTOGNÁTICA , Coordenação em Feiras, Congressos e Eventos na área de Saúde.
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